Cancel Preloader
citacao apud

A prática da citação apud na produção científica encontra seu lugar de destaque conforme as diretrizes preconizadas pela ABNT. O termo “apud” advém do latim, representando “citado por”, sendo empregado no caso de uma citação secundária; isto é, para referir um autor citado por outro que se encontra na fonte direta de sua investigação. A correta aplicação desse expediente ressalta a seriedade e confiabilidade de sua pesquisa.

Na sinuosa via das normas acadêmicas, há mais de um caminho para a menção apud. Podemos iniciar a citação com a referência direta e inserir o “apud”, tecer as considerações finais da passagem literária com a identificação do autor original, ou, ainda, parafrasear o conteúdo, adicionando a devida fonte. Seguir rigorosamente as orientações da ABNT, nesse sentido, é mandatório. Desse modo, asseguramo-nos de estar em conformidade, conferindo legitimidade às nossas assertivas.

Principais pontos para lembrar:

  • A citação apud é utilizada quando você quer citar um autor que foi mencionado por outro autor.
  • Siga as regras estabelecidas pelas normas ABNT ao fazer a citação apud.
  • Existem diferentes formas de realizar a citação apud, como incluir os autores e o “apud” no início da citação, aplicar o “apud” no final da citação ou transcrever o trecho com suas próprias palavras e indicar as referências.
  • A inclusão correta das referências bibliográficas é fundamental.
  • Tome cuidado para evitar o plágio, referenciando todas as fontes de pesquisa utilizadas.

O que é Apud e como fazer a citação corretamente

O termo “apud” é empregado para referir-se à citação de uma citação. Isso ocorre quando se mencionam as ideias de um autor que foram obtidas de uma outra fonte. A razão para isso seriam dificuldades em acessar o escrito original do primeiro autor referido. Assim, lança-se mão do apud para direcionar a obra do autor intermediário, que por sua vez citou o autor original.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta sobre diversas formas de aplicar corretamente a citação apud. Estas incluem a introdução ou a colocação no desfecho da passagem, bem como a paráfrase do texto, em que se faz menção direta às fontes utilizadas.

Quando inserindo citações de citações, cuidados devem ser tomados para assegurar a fidedignidade das ideias aos seus criadores. A adequação das referências bibliográficas também é crucial nesses casos.

Veja a seguir exemplificações para uma melhor compreensão da técnica apud:

Segundo Santos, citado por Silva, “a tecnologia impacta de forma positiva a sociedade contemporânea” (2017, p. 20).

  1. Introdução da citação:
  2. Em suas palavras, Santos indica que “a tecnologia tem impacto positivo na sociedade hoje” (Silva, 2017, p. 20).

  3. Finalização da citação:
  4. Por fim, “a tecnologia tem efeitos benéficos sobre a sociedade atual” (Silva, 2017, p. 20).

  5. Citação textual:
  6. O próprio Silva (2017) destaca a contribuição benéfica da tecnologia para a contemporaneidade após referência a Santos.

Empregar o apud requer atenção especial à formatação das citações e às normas da ABNT. Esta prática é fundamental para a preservação da integridade acadêmica e a prevenção de plágio.

citação de citação

Cuidados ao fazer a citação apud

A execução da citação apud requer a observância de cuidados específicos para assegurar a precisão e ética no meio acadêmico. Inicialmente, o correto entendimento das diretrizes da ABNT é imprescindível. Ademais, é vital compreender o contexto das ideias originais, não se restringindo ao fragmento citado. Tal abordagem previne distorções interpretativas e eleva a confiabilidade do ensaio.

Quando o acesso direto à obra original não se apresenta, a técnica de citação de citação surge como alternativa. Neste cenário, sua aplicação deve ser restrita e somente em situações excepcionais. Recomenda-se, contudo, a busca efetiva pelo documento original, com vistas a aprimorar a exatidão informativa.

“A consistência e ética no emprego da citação apud revestem-se de primordial importância. Cita-se com responsabilidade, atribuindo fielmente as ideias aos seus autores verdadeiros”, sublinha em sua obra o mestre José Silva.

Evitar o plágio é de suma importância, o que requer a referência detalhada de todas as fontes consultadas. No cenário da citação apud, a menção dos autores da fonte original e do quem citou torna-se imprescindível, assim como a inclusão das devidas referências bibliográficas.

Exemplo de citação apud:

Segundo John Smith, “o conhecimento é poder” (apud Silva, 2018, p. 15).

Os órgãos avaliadores desestimulam a recorrência a citações de citações. Sua utilização deve ser esporádica. Prioriza-se a conexão direta com as fontes primárias, seja através da citação direta ou indireta, o que reforça a credibilidade científica da composição.

Para além de meramente citar, preza-se pela profundidade na pesquisa e pela compreensão das obras de fundo. Adotando estas diretrizes, a prática da citação apud se reveste de eficácia, promove o devido respeito aos direitos intelectuais e enriquece o caráter científico do trabalho elaborado.

Conclusão

A prática da citação apud transcende a simpleza da sua aplicação nos meandros acadêmicos, explorando reflexões mais amplas sobre autoridade e originalidade. Sua utilização, sob os preceitos rigurosos da ABNT, impregna o documento com credibilidade e evita o pecado do plágio. Uma asserção meticulosa, necessária para o profundo debate científico.

Diversas metodologias se entrelaçam na utilização da citação apud, demandando um discernimento aguçado para sua adoção correta no contexto. A precisão na inclusão de referências bibliográficas se mostra crítica, sustentando cada citação com robusto embasamento. Este procedimento, minucioso em sua execução, agrega complexidade à tessitura do texto acadêmico.

A cautela na aplicação das citações apud, e sua devida referência, ilustra um compromisso com a erudição e a honestidade intelectual. Tal diligência, emaranhada com os ditames da ABNT, refrata na qualidade e proeminência do escrito científico. Isso eleva não só a essência do trabalho, mas também a do pesquisador que o ergue.

Links de Fontes